sexta-feira, 17 de abril de 2009

Kalangos da Laje

É com muito orgulho e satisfação que apresentamos o nosso blog ao público, com o objetivo de divulgar as belezas naturais, cultura e história da nossa saudosa REGIÃO DO PIEMONTE DA DIAMANTINA em especial a cidade de Itiúba!!! Estamos dando inicio a uma grande jornada, e através da prática do TREKKING traremos muitas novidades para todos vocês.

SEJAM BEM VINDOS...

MAPA DA REGIÃO DO PIEMONTE DA DIAMANTINA





TREKKING

Uma atividade tão antiga quanto a humanidade foi redescoberta: caminhar. E não estamos falando de passear no shopping ou de ir a pé para o trabalho. A versão moderna da caminhada é chamada de trekking e tornou-se uma atividade tão popular no Brasil que existem até associações e campeonatos organizados da modalidade. Os mais de 300 000 brasileiros adeptos do esporte se autodenominam, com orgulho, de trekkers. Para entrar nessa categoria, não há limites de idade ou necessidade de preparo físico especial. Basta a disposição. O trekking consiste em sair andando em grupo a fim de explorar a natureza ou cumprir um roteiro. O que conta é a experiência vivida durante o trajeto: a paisagem, a emoção de perder a trilha e depois reencontrá-la, o desafio físico de alcançar o pico de um morro e a possibilidade de ajudar um companheiro a transpor um obstáculo. É um misto de aventura, esporte e turismo.

O Brasil é o lugar perfeito para isso. Em todo o país existem áreas em que a natureza ainda se oferece à descoberta, com caminhos dos mais variados níveis de dificuldade e tempos de percurso. "Temos morros para ser escalados, corredeiras para ser atravessadas, pontes pênseis, cachoeiras, a maior selva do planeta, cânions, vales, lama e dunas". Há pelo menos três maneiras de explorar essa diversidade a pé. A primeira é encontrar os lugares, perto de casa, com trilhas na mata que possam ser exploradas com segurança.


A segunda maneira de praticar o trekking é contratando os serviços de um guia ou de uma agência especializada, que elaboram roteiros curtos, de poucas horas, ou mais longos, que podem durar vários dias. Nos trajetos curtos, a proposta é simplesmente dar um passeio, supervisionado, por lugares com vistas exóticas. Nos percursos mais longos, chamados de travessias, o objetivo é partir de um lugar específico e chegar a outro, mais distante, atravessando regiões de paisagem exuberante, como a Chapada Diamantina, na Bahia, ou o Deserto do Jalapão, em Tocantins.

A terceira opção para praticar trekking são as competições conhecidas como enduro a pé, cujo objetivo é fazer um percurso no tempo exato estipulado pelos organizadores. A caminhada é um esporte saudável, barato e universal. O equipamento básico consiste em uma garrafa de água e tênis confortáveis ou botas de caminhada, úteis para proteger os pés e evitar torções do tornozelo.

Os benefícios para a saúde são mais do que conhecidos. Emagrece, fortalece a musculatura de panturrilhas, coxas e glúteos, diminui os riscos de sofrer problemas cardíacos e relaxa.


3 comentários:

  1. Opa!!! Bem trabalhada a interface do Blog! E muito bem vinda a idéia do grupo Kalangos da Laje! A idéia de se montar grupos de excursão com o intuito de conhecermos mais profundamente as belezas naturais do nosso município - levando informação que muitos ainda não dispõe e consciência ecológica - é a forma mais louvável e produtiva de mantermos viva as riquezas naturais/culturais de nossa região e de mobilizar a população á prática saudável da caminhada e da preservação ambiental...
    O grupo está de Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. ola para todos; meu amigo zé araujo continue nas trilhas faz bem para a saúde e nao emgorda. seu bahia é que nao anda muito bem esta precisando de um baculejo para jogar direito.
    enquanto isso meu timão esta na area e meu vitória tambem.
    mudando de assunto qual é a agenda da semana,ou melhor qual o caminho a seguir. abraços seu amigo albérico ferreira dos santos.

    ResponderExcluir
  3. Todo aquele que gosta de caminhar, não tem vicios, preocupa-se com o meioambiente, é dolidário com todos e quer ter uma vida saudável é bem vindo ao nosso grupo dos Kalangos da Laje. Temos jovens de 10 a 50 anos e sempre fazemos aulas ao vivo no alto das montanhas, coletamos o lixo encontrado nas trilhas , fazemos meditação e relaxamento e todos se divertem muito. Junte-se a nós e ajude a cuidar do Planeta e a divulgar as belezas naturais de Itiúba - Ba e região.

    ResponderExcluir